Organização no ambiente de trabalho: qual a sua importância?

No decorrer do dia de trabalho, à medida que as tarefas são designadas, mostra-se difícil manter o ambiente organizado; algo que se reverte em problemas para atingir um grau de produtividade satisfatório tanto no individual quanto em equipe.

Contudo, antes de colocar em pauta a produtividade, é importante considerar que, para elevá-la, a organização torna-se um fator indispensável e pode, até mesmo, promover um ambiente de trabalho mais adequado, além de maior bem-estar para todos os colaboradores.

Caso o seu propósito seja compreender um pouco mais sobre a importância de organizar-se no ambiente de trabalho para conquistar resultados melhores, siga conosco!

Quais são as vantagens de manter a organização no trabalho?

Com uma mesa de trabalho na qual apenas elementos essenciais estão dispostos, torna-se muito mais simples focar apenas naquilo que se deve, sem distrações que possam tornar o processo mais árduo. É importante deixar de lado objetos ou documentos desnecessários para focar no que importa.

A desorganização proveniente de um espaço cheio e sem qualquer filtro pode ser responsável por até mesmo aumentar o nível de ansiedade dos indivíduos, pois a quantidade excessiva de papéis, possivelmente, dará ao colaborador a impressão de que há uma quantidade muito grande de trabalho a ser feita e ele sequer sabe por onde começar.

Através de situações como as citadas, o indivíduo pode mostrar-se indisposto e cansado – algo que dificulta ainda mais o seu desempenho cotidiano. Por isso, é relevante buscar por formas de reverter situações do tipo e otimizar o tempo por meio de um ambiente mais organizado para que bons resultados sejam vivenciados no meio corporativo.

A ferramenta 5S

Para cooperar com o processo de organização de um empreendimento, uma metodologia muito utilizada é a 5S, por se tratar de uma ferramenta que empresas de diferentes portes podem utilizar, tendo como base as melhores técnicas de organização do ambiente.

Resumidamente, o 5S é dividido em 5 áreas pensadas para agilizar o processo de transformação do ambiente de forma que o mesmo possa se tornar mais seguro, limpo e ágil.

Seus princípios provêm das seguintes palavras japonesas: Seiri (senso de utilidade), Seiton (senso de organização), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de padronização) e Shitsuke (senso de autodisciplina).

Seiri

Seiri (senso de utilidade): instrui-nos a manter no espaço de trabalho apenas aquilo que for necessário para o desenvolvimento das tarefas, de forma que objetos menos importantes não sejam dispostos como distração no espaço.

Seiton

Seiton (senso de organização): tem como característica principal a importância de conhecer o espaço de trabalho; isto é: ter em mente em quais locais os documentos ou objetos importantes serão guardados para que seu acesso seja feito de forma rápida quando necessário.

Seiso

Seiso (senso de limpeza): contribui para a compreensão de que manter o espaço limpo é um dever de todos os envolvidos no meio e, por isso, é importante que cada um dos colaboradores tenha cuidado com a limpeza e a organização de seus próprios itens.

Seiketsu

Seiketsu (senso de padronização): busca assegurar os benefícios das fases Seiri, Seiton e Seiso; ou seja: ela preza por manter os cuidados e afirmar a nova cultura no ambiente.

Shitsuke

Shitsuke (senso de autodisciplina): traz a ideia de tornar os novos pensamentos como um padrão ou estilo de vida.

Conclusão

A metodologia em questão pode cooperar abrangentemente para que a empresa consiga atingir um nível de qualidade superior e mais satisfatório, tanto em termos de ambientação quanto para maior produtividade de todos os colaboradores presentes no espaço.

Os pontos positivos são inúmeros, pois, através do 5S, não apenas se torna possível um ambiente de trabalho mais organizado como também mais seguro, com otimização de tempo e recursos.

Mas, e aí? Em quais pontos a metodologia 5S pode cooperar para o seu cotidiano no ambiente de trabalho? Deixe a sua opinião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *